terça-feira, 24 de julho de 2012

E a TV Digital no celular, como está indo?


Os principais fatores do Sistema Brasileiro de TV Digital ter adotado como base o padrão de TV Digital Japonês foram: o suporte a programas de TV com interatividade, a qualidade da recepção do sinal em local aberto e TV móvel de qualidade. Desde então tem-se medido esforços para que estas funcionalidades fiquem disponíveis para o telespectador. 

A interatividade já está sendo testada por alguns canais de TV abertos, como Globo e Record e também por projetos privados, como o aplicativo do Banco do Brasil que permite acessar dados bancários. Para quem teve a infelicidade de comprar uma TV Digital sem interatividade (tipo eu) ou que ainda não conhece a interatividade rodando nos canais aberto, um bom post que mostra alguns aplicativos pode ser visto AQUI.

Se já é difícil ouvir falar da interatividade em canal aberto na TV, TV digital móvel é algo mais vago ainda. Diversos smartphones estão vindo com TV Digital - alguns ainda TV analógica (!) - mas e quanto a interatividade? Não necessariamente porque tem TV Digital no celular é que vai ter interatividade, são duas coisas distintas. Para que funcione a interatividade, o dispositivo precisa ter o Middleware Ginga - Brasileiro, então celulares xing-ling ou comprados do exterior não vão ter, mas nem vem ao caso, porque mesmo comprando no Brasil está difícil de encontrar.

No ano passado, foi publicada a Portaria Interministerial (PI) #245, que diz que a função de TV digital em aparelhos celulares deveria aparecer em 3% do volume de celulares fabricados no Brasil a partir de 2012 e em 5% dos celulares a partir de 2013. Mas porque TV digital móvel? Um estudo da Motorola Mobility desde ano [Fonte: dtv.orgmostrou que os brasileiros lideram o consumo de TV em dispositivos móveis na América Latina (34%), ficando próximo à média mundial de 37%. Ao meu ver, é muita gente vendo TV móvel e é possível tirar proveito disso, com a interatividade. 

Como eu não tenho um celular com TV, e não sabia a quantas andava este assunto, fui pesquisar quais modelos de celulares estavam sendo vendidos aqui no Brasil. Pesquisei nos sites das principais fabricantes: Nokia, Samsung, Motorola e também através do site TudoCelular (recomendo). Também fui atrás de reviews e vídeos. Depois de ver muitos vídeos com inglês tupiniquim, cuja tela touchscreen se chamava tukiscrim ou toques-cream eu consegui selecionar alguns vídeos para postar aqui.

------------------------ Celulares com TV Digital e interatividade ------------------------


Samsung Galaxy Y TV (S5367)
Android
Lançado em: Junho 2012
Permite a captura da tela (screenshot), gravação da programação para assistir depois e interatividade. 



Samsung Galaxy S i9000B 
Com interatividade apenas a partir do Android 2.3
Permite a captura da tela (screenshot), gravação da programação para assistir depois e interatividade. 

Neste Vídeo (meio mal filmado), mostra uma interatividade da Record. Primeiro ela aparece carregando (e não se sabe quanto tempo isso demorou, pois o vídeo foi editado, cortando o tempo que levou pra carregar a interatividade). A interatividade apresenta um tipo de feed (jogado no canto da tela), e no centro da tela um controle remoto. 
Apesar dos botões estarem "acessíveis ao toque" eles não podem ser mexidos, somente através dos botões do "controle remoto" que aparece no centro da tela... não parece fazer muito sentido.


LG GM600 Scarlet
Tem TV digital com interatividade, captura a tela e grava até 10 horas de programação. 

Um vídeo mostrando a interatividade pode ser visto AQUI. A interatividade mostrada é um aplicativo sobre a Copa do Mundo de 2010, disponibilizada pela Globo. Neste vídeo, o usuário estava com o celular na vertical e quando selecionou a interatividade, automaticamente a tela ficou na horizontal, com o vídeo na parte superior e a interatividade na parte inferior. Já neste outro vídeo AQUI mostra a interatividade rodando no celular na vertical, com o vídeo ocupando a parte esquerda da tela e a interatividade na direita.  




Receptor Nokia SU-33WB
Este aparelho é o primeiro produto da Nokia compatível com o padrão SBTVD. Através do Bluetooth é possível transformar diversos aparelhos celulares em TV, entre eles: Nokia N85, Nokia N97, Nokia N97 Mini, Nokia E75, Nokia 5530, Nokia X6, Nokia 5800, Nokia E72, Nokia 5230
Um vídeo do seu funcionamento pode ser visto AQUI. Segue a mesma linha da tela dividida pela interatividade e pelo controle remoto, podendo somente navegar via controle remoto e não clicando diretamente nos botões da interatividade.  

-------------------------------------------------------------------------------------

Apenas para finalizar, vou mostrar outros celulares que possuem TV Digital porém não tem a interatividade (ou pelo menos não constava no manual)

Samsung
  • Start TV GT-I6220 (lançamento 03.2010): Além da TV possui as funções de captura de tela, gravação da programação e marcar lembretes de programação. 
  • Start Lite TV GT-I6230 (lançamento 05.2010): Além da TV possui funções de captura de tela e gravação da programação, a gravação pode ser enviada pra outro celular (em formato ts ou mp4) . [vídeo
  • Duos TV - GT-I6712L (lançamento 04.2011): Além da TV possui as funções de captura de tela, gravação da programação e marcar lembretes de programação. 
  • Tablet Galaxy Tab - GT-P1000L (lançamento 09.2011):  Além da TV possui as funções de captura de tela e gravação da programação.
  • Samsung I6712 Duos - Tem gravação de programação e lembretes. [vídeo]

Nokia
  • Nokia 5330 Mobile TV Edition - Li que com a TV ligada a bateria dura menos de 30 minutos (!)
  • Nokia 701 DTV. Tem TV Digital [vídeo]

Motorola

  • MotoTV2 Ex139: TV Digital e Analógica [vídeo]
  • MotoTV Ex245: Tem TV Digital e é possível dar replay dos últimos 60 segundos [vídeo]

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Experimento com Android e Ginga

Dando uma passeada pelo meio acadêmico, podemos encontrar algumas pesquisas utilizando o Ginga (middleware brasileiro para TV Digital interativa) juntamente com um dispositivo Android. 

O Ginga é responsável pela execução das linguagens oferecidas pelo padrão brasileiro de TV Digital (NCL, Lua, JAVA, HTML, entre outros). O Middleware Ginga é uma especificação aberta e livre de royalties [saiba mais]. Já o Android é um sistema operacional para smartphones e tablets e também está disponível como código aberto. Sua facilidade de desenvolvimento, baseado em Java tem empolgado muitos desenvolvedores.

Encontrei a um tempo um vídeo que mostra um teste com a interação do Android com o Ginga, desenvolvidos por (na época) alunos da UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Fui atrás para ver se encontrava algum artigo publicado a respeito, e encontrei, publicado no WTIC11 (Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica) intitulado "TV Digital e mobilidade: Acesso a web services e interação por meio de dispositivos móveis", podendo ser visto na íntegra aqui

O artigo apresenta o LuaNews, um protótipo com um feed de notícias, que através de um webservice, pode ser visto na tela da TV Digital interativa (TVDi) ou na tela de um dispositivo Android. Tem-se duas partes principais: o aplicativo da TV, que é responsável pela interface principal e o aplicativo mobile, que pode controlar a interface da TVDi e também pode executar a aplicação em paralelo.


No primeiro momento é feito o reconhecimento dos dispositivos. Após o início da conexão é enviado para o set-top box (ou para o emulador, como mostrado no vídeo, que contém o Ginga) o IP do dispositivo e seu nome de exibição, que são mostrados na tela da TV. Feito a conexão, pode-se filtrar as notícias utilizando o dispositivo móvel (o usuário digita um texto no dispositivo que é então enviado para o LuaNews, que efetua a busca). Após a busca, o usuário tem a opção de visualizar a notícia na tela da TV ou na tela do dispositivo (pressionando o botão verde interativo do controle remoto). As notícias que são enviadas para o dispositivo móvel são armazenadas na memória, podendo ser visualizadas offline também.

Segue o vídeo abaixo mostrando o funcionamento do protótipo:

terça-feira, 17 de julho de 2012

Yahoo! Connected TV


A Yahoo! Connected TV é um modelo de Smart TV e chegará no Brasil agora em Julho [1]. Como muitas das Smart TVs, ela possui aplicativos próprios, Netflix, Twitter, Facebook e Flickr. Possui também conteúdos próprios do Yahoo! tais como Yahoo! Esportes, Yahoo! Música, etc. Como de praxe, o smartphone pode ser utilizado como controle remoto e o app está disponível no Google Play.


E a novidade? A TV possui a biblioteca Device Communication, um protocolo Open Source, disponível no GitHub para comunicar os dispositivos móveis com a Yahoo! TV, através da rede local. A nova Smart TV prevê:
 - O compartilhamento de vídeo entre o dispositivo móvel e a TV
 - Envio de URLs da TV para o browser do dispositivo 
 - Utilização de gestos na navegação dos aplicativos na TV
 - Utilização do teclado do dispositivo para entrada de texto na TV
 - Utilização de segunda tela para interatividade como jogos, compras, entre outros.

Para facilitar o lado dos desenvolvedores, o grupo Yahoo! oferece uma ferramenta chamada de Y! Connected TV App Development Kit, A ferramenta possui uma máquina virtual (VM) para testes e é compatível com o ADK do Android. Maiores informações podem ser encontradas na página do desenvolvedor: http://connectedtv.yahoo.com/developer/
Máquina Virtual (Ubuntu 10.04)
O vídeo abaixo contém uma pequena demonstração que foi feita durante o CES2012 (Consumer Electronics Show) de um aplicativo que roda na TV e o seu conteúdo facilmente é transferido para o smartphone, deixando a tela principal livre para quem quiser ver o programa. Neste caso a transferência foi através de uma URL, que acessou o conteúdo do anunciante.



Outros vídeos do Yahoo! Connected TV podem ser visto no canal do produto: http://www.youtube.com/yahooconnectedtv

TV + Mobile: Uma mistura que combina

Este blog tem o objetivo de mostrar e discutir o uso de dispositivos móveis juntamente com a TV. Tenho pesquisado sobre isso e postarei as matérias e vídeos interessantes que entrar. Servirá para agrupar o que está sendo falado a respeito deste assunto ao redor do mundo - Tanto no meio acadêmico, profissional e social.

Porque os dispositivos móveis estão tão relacionados com a TV? Um estudo do Nielsen/Yahoo! (de 2011) mostrou que 86% dos usuários de internet móvel usam seus dispositivos enquanto assistem TV.

FONTE:  http://www.engadget.com/
Não somente este dado como muitos outros que pretendo postar neste blog mostram que há muito a ganhar integrando os dispositivos. E se conteúdo adicionais a respeito do que estiver passando da TV estivessem de fácil acesso (com o toque dos dedos) no dispositivo móvel, tais como informações, vídeos, comentários do diretor, compras, etc? E mais.. e se for divertido?

Como motivação, vou já colocar neste post o vídeo do aplicativo sincronizado da série The Walking Dead, veja por você mesmo ;)